Ortodontia Infantil
Aproximamente 82% da população apresenta algum tipo de maloclusão (mordida errada). A incidência de maloclusões pode ser efetivamente reduzida se for diagnosticada precocemente condições presentes que influenciam no desenvolvimento normal da dentição. Neste caso o grau de severidade pode ser atenuado ou prevenido utilizando-se procedimentos e condutas adequadas de Ortodontia Preventiva e Interceptativa.
Atuaremos no controle de hábitos bucais como: chupar dedo e chupeta, interposição lingual e labial para que não interfiram no desenvolvimento normal da dentição e crescimento facial. Em casos de perda prematura de dentes decíduos ("dentes de leite"), devemos promover a manutenção dos espaços evitando desta maneira perdas de espaços e colapso da mordida.
Devemos interceptar uma situação anormal já existente de modo a restabelecer a evolução normal da oclusão, como em casos de mordida cruzada posterior e/ou anterior, pois estes tipos de problemas levam a complicações sérias como: perda de espaço para os dentes permanentes, mordida traumática, desgaste dental, dentes tortos, entre outros.
Recomenda-se uma avaliação com o ortodontista a partir dos 6 anos de idade.